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São Mateus - ES

Perfil do Professional Egresso

O bacharel em Ciência da Computação está apto a resolver problemas, informatizando e/ou automatizando situações do mundo real em qualquer que seja a área do conhecimento humano. Pode, portanto, construir sistemas para apoiar a medicina, as engenharias, o direito, as ciências sociais etc. Em particular ele pode, inclusive, construir sistemas para facilitar a própria construção de novos sistemas de computação. A título de ilustração podemos dizer que o bacharel em Ciência da Computação pode atuar na construção e/ou avaliação de sistemas complexos tais como: sistemas de supervisão de uma unidade de tratamento intensivo, sistemas de apoio ao monitoramento do meio ambiente, sistemas de apoio à cidadania, sistemas de gerência de recursos humanos, sistemas para supervisão de vôos espaciais, sistemas de apoio e planejamento da produção industrial, sistemas de gerenciamento de grandes redes de computadores, etc.

O perfil do profissional que se deseja formar possui implicações nos conteúdos abordados ao longo do curso. Deve ser levado em conta o tipo de aluno que a Instituição de Ensino Superior (IES) recebe para a realização do curso, identificando suas aptidões para a área e um conjunto de competências e habilidades a serem adquiridas durante a realização do curso. Desta forma, para que esta formação seja atingida, este Projeto Pedagógico considera que o profissional em Ciência da Computação formado pela UFES/CEUNES deve ter as habilidades e competências norteadas pelo documento "Proposta de Plano Pedagógico: Bacharelado em Ciência da Computação", gerado a partir de discussões realizadas nos Cursos de Qualidade e nos Workshops sobre Educação em Computação, eventos ligados ao Congresso da Sociedade Brasileira de Computação e que está em consonância com as Diretrizes Curriculares da área.

Assim, baseado no documento citado acima, este Projeto Pedagógico considera como aptidões do ingressante de um curso de Bacharelado em Ciência da Computação para a área:

  • Concentração, paciência, dedicação, persistência e raciocínio lógico e abstrato;
  • Disposição para um estado permanente de estudo de novos e complexos assuntos;
  • Capacidade de síntese e análise.

As áreas de formação do profissional em Ciência da Computação consideradas neste projeto são:

  • Flexibilização Curricular;
  • Formação Básica;
  • Formação Complementar;
  • Formação Humanística;
  • Formação Tecnológica.

O currículo proposto neste projeto pedagógico enfatiza fortemente o embasamento teórico e a formação tecnológica do profissional, além de contemplar todas as outras áreas de formação. Além disso, o profissional terá a possibilidade de flexibilizar sua formação através de um elenco variado de unidades curriculares com ementa fixa e com ementa livre, atendendo a dinâmica evolução da área de Computação.

São diversas linhas de atuação nas quais o profissional formado estará apto a trabalhar, destacando-se:

  • Banco de Dados;
  • Engenharia de Software;
  • Teoria da Computação;
  • Sistemas de Computação;
  • Linguagens de Programação;
  • Inteligência Computacional;
  • Computação Gráfica;
  • Computação de Alto Desempenho;
  • Matemática Computacional;
  • Otimização.

COMPETÊNCIAS

Do egresso de um curso de Bacharelado em Ciência da Computação é exigida uma predisposição e aptidões para a área, além de um conjunto de competências, habilidades e atitudes a serem adquiridas durante a realização do curso. Considera-se como competências do profissional em Ciência da Computação:

  • Visão sistêmica e holística da área de computação;
  • Profundo conhecimento de aspectos teóricos, científicos e tecnológicos relacionados à área de computação;
  • Eficiência na operação de equipamentos computacionais e sistemas de software;
  • Capacidade de, com base nos conceitos adquiridos, iniciar, projetar, desenvolver, implementar, validar e gerenciar qualquer projeto de software;
  • Capacidade para projetar e desenvolver sistemas que integrem hardware e software;
  • Capacidade para avaliar prazos e custos em projetos de software;
  • Competência e compromisso com a utilização de princípios e ferramentas que otimizem o processo de desenvolvimento e implementação de um projeto e lhe confiram um alto grau de qualidade;
  • Competência para identificar, analisar e documentar oportunidades, problemas e necessidades passíveis de solução via computação, e para empreender na concretização desta solução;
  • Capacidade para pesquisar e viabilizar soluções de software para várias áreas de conhecimento e aplicação;
  • Compreensão da importância de se valorizar o usuário no processo de interação com sistemas computacionais e competência na utilização de técnicas de interação homem-máquina neste processo;
  • Capacidade para desenvolvimento de pesquisa científica e tecnológica;
  • Aplicação eficiente dos princípios de gerenciamento, organização e busca de informações;
  • Conhecimento de aspectos relacionados à evolução da área de computação, de forma a poder compreender a situação presente e projetar a evolução futura;
  • Conhecimentos de aspectos relacionados às tecnologias de mídias digitais.

 

HABILIDADES

Considera-se como habilidades do profissional em Ciência da Computação:

  • Compreensão do mundo e da sociedade em função de uma boa base humanística;
  • Saber liderar e ser liderado;
  • Comunicação oral e escrita, com destaque para o uso correto da língua inglesa suficiente para a leitura e escrita de documentos técnicos na área;
  • Trabalho em grupo e com equipes multidisciplinares;
  • Desenvolvimento de soluções criativas e inovadoras para problemas e situações da vida profissional;
  • Consideração de aspectos de negócios no processo de gerenciamento de um projeto;
  • Saber aprender e transmitir conhecimentos;
  • Saber conciliar teoria e prática;
  • Adaptação à constante e rápida evolução da área.

Além disso, o profissional é estimulado a desenvolver soluções criativas e inovadoras para os problemas propostos. Estas características são muito recomendáveis em profissionais de Ciência da Computação.

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