-A A +A
São Mateus - ES

Sobre o Curso

A automação de todas as atividades humanas modernas sejam elas industriais, administrativas, sejam científicas, médicas, dentre muitas outras, tem sido uma das molas propulsoras do progresso nestes últimos anos. Por trás dessa automação estão os sistemas integrados de computadores e programas (hardware e software, na terminologia da área de computação) e os seus projetistas, que dão suporte aos usuários desses sistemas. Entre esses projetistas estão os profissionais de Ciência da Computação.

O bacharel em Ciência da Computação está apto a resolver problemas, informatizando e/ou automatizando porções do mundo real em qualquer que seja a área do conhecimento humano. Pode, portanto, construir sistemas para apoiar a medicina, as engenharias, o direito, as ciências sociais, etc. Em particular ele pode, inclusive, construir sistemas para facilitar a própria construção de novos sistemas de computação. A título de ilustração podemos dizer que o bacharel em Ciência da Computação pode atuar na construção e/ou avaliação de sistemas complexos tais como: sistemas de supervisão de uma unidade de tratamento intensivo, sistemas de apoio ao monitoramento do meio ambiente, sistemas de apoio à cidadania, sistemas de gerência de recursos humanos, sistemas para supervisão de voos espaciais, sistemas de apoio e planejamento da produção industrial, sistemas de gerenciamento de grandes redes de computadores etc.

O objetivo geral pretendido para o curso de Ciência da Computação consiste em preparar profissionais para atuar com o desenvolvimento e utilização de sistemas computacionais. Em termos restritos, o objetivo do curso que se pretende ofertar é o de preparar um profissional com capacidade de:

  • Projetar e desenvolver softwares nas suas mais diversificadas modalidades e aplicações;
  • Proceder a visualização, definição, desenvolvimento, implantação e manutenção de sistemas automatizados em organizações;
  • Desenvolver maneiras eficientes de se resolver problemas computacionais;
  • Desenvolver combinações de aplicações de hardware e software para solução de problemas.

Ênfase deve ser dada à fundamentação teórica que permitirá ao aluno analisar criticamente e se adaptar a novas tecnologias, além de proporcionar autonomia para buscar, propor ou desenvolver tecnologias inovadoras e adequadas para a resolução de problemas oriundos das mais diversas áreas de aplicações.

O entorno do CEUNES vivencia uma fase de industrialização crescente, principalmente no tocante às cidades de São Mateus e Linhares. A implantação do polo industrial de Linhares, o desenvolvimento da indústria do petróleo, a expansão do polo moveleiro, as instalações e modernização de plantas sucro-alcooleiras, a perspectiva de exploração do sal gema, a expansão das atividades agropecuárias e agroindustriais (reflorestamento, envasamento de sucos, água de coco etc.), a instalação e modernização de plantas de celulose, demandam um universo cada vez maior de profissionais com conhecimentos de computação, inclusive, voltados para o desenvolvimento e utilização de todo tipo de software.

O curso de Bacharelado em Ciência da Computação tem como objetivo principal formar profissionais com graduação plena, habilitados a especificar, projetar, implantar e avaliar sistemas computacionais voltados para a solução de problemas de natureza diversificada. A formação desse profissional envolve a aquisição de conhecimento em modelos computacionais teóricos e em metodologias e ferramentas atualizadas, bem como o desenvolvimento de habilidades cognitivas necessárias para a interação com profissionais de outras áreas, para o uso crítico das novas tecnologias e para avaliação do impacto do resultado de seu trabalho na qualidade de vida. Neste sentido, destacam-se como objetivos específicos:

a) Fornecer ao aluno o embasamento teórico necessário para:

  • Construir e definir formalmente os conceitos fundamentais de computação;
  • Desenvolver algoritmos, assim como provas, métodos e sistemas adequados à sua análise e avaliação;
  • Resolver eficientemente problemas em ambientes computacionais.

b) Desenvolver capacidade de abstração para o tratamento de problemas complexos. No sentido de atender aos objetivos do curso, podem ser definidos como objetivos deste Projeto Pedagógico:

  • Incentivar as práticas de estudo independente, as atividades de pesquisa e a atualização permanente por parte dos discentes;
  • Apresentar uma matriz curricular com forte fundamentação teórica;
  • Permitir a incorporação ao currículo do aproveitamento de atividades extra-classe por meio do cumprimento de atividades complementares;
  • A melhoria e reformulação dos cursos de graduação, parte integrante e fundamental das diretrizes definidas pelo Planejamento Estratégico da UFES/CEUNES;
  • Garantir uma possibilidade de atualização permanente, cuja necessidade será evidenciada a partir de avaliações periódicas.
Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Rodovia BR 101 Norte, Km 60 - Bairro Litorâneo, São Mateus - ES | CEP 29932-900